terça-feira, 2 de outubro de 2012

MUITO ÚTIL. Teste de triplo filtro

Na Grécia antiga, Sócrates foi elogiado por sua sabedoria. Um dia, um conhecido veio a ele com entusiasmo e disse:

- Sócrates, sabes o que eu acabei de ouvir sobre Diógenes?!!??

- Um momento, respondeu Sócrates, responde-me primeiro, tens que passar por um pequeno teste. Eu chamo-lhe o teste de triplo filtro. Pensa no que me tens para dizer. O primeiro teste é a verdade. Estás absolutamente certo de que aquilo que me vais dizer é verdade?

- Não, na verdade eu apenas ouvi dizer.

- Bem, disse Sócrates, repara que tu nem sabes se isso é verdadeiro ou falso. Vejamos o segundo filtro. O filtro da bondade. O que vais dizer-me sobre Diógenes é algo de bom?

- Não, pelo contrário.

- Assim, continuou Sócrates, estás prestes dizer-me algo sobre Diógenes, que pode ser ruim, e nem sabes se é verdade.

O homem sentiu-se um pouco envergonhado. Sócrates continuou:

- Podes ainda passar no teste, porque há um terceiro filtro, o filtro de utilidade. O que tu me vais dizer sobre Diógenes pode-me ser útil?

- Útil, não realmente.

- Bem, Sócrates concluiu: - Se o que tu me queres dizer não é verdadeiro nem bom, nem mesmo muito útil, por que é que me queres dizer?


O homem encontrava-se envergonhado e ficou mudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário